Breaking Bad a quatro episódios da Season Finale

*Contém Spolier

 

 

 

Após alguns dias fora, estou tentando retomar o fôlego parar escrever sobre esses quatro episódios de Breaking Bad. O seriado está chegando ao fim em modo acelerado e nos deixa sem tempo sequer para piscar.

No episódio Bug (S04E09), Walter ajuda seu cunhado Hank e o leva até a Pollos Hermanos para retirar o GPS do carro de Gus. Esse obviamente já sabia das armações do agente do DEA e faz um rota pra lá de certinha. O problema foi justamente esse, Gus não foi muito esperto e deixou o GPS ativado somente no caminho do trabalho até sua casa e vice versa. No entanto ele é um homem de negócios e todos sabem que um homem que cuida de uma cadeia de restaurantes, jamais iria fazer somente isso. Com esse pequeno deslize ele só contribui ainda mais para a curiosidade de Hank. O agente então resolve investigar outros locais ligados a Gus e novamente pede auxílio a Walter, que obviamente não tem como negar.

Mas não é somente Walter que está com a corda no pescoço e dessa vez Skyler também está em apuros. Ela recebe a visita de seu ex patrão e amante Ted e fica sabendo que o mesmo está prestes a ser preso por sonegar impostos e isso compromete e muito a Sra. White, afinal, era ela quem fazia a contabilidade da empresa do ex chefe.

Como não está fácil para ninguém, muito menos para Gus, o Cartel aperta o cerco e o chefão da metanfetamina pede ajuda a Jesse, que acaba pedindo ajuda ao seu tutor Sr. White. Porém Walter, que é precipitado, ao invés de tentar entender Jesse e o ajudar, acaba nervoso e ambos se desentendem, brigando feio.

Confesso que fiquei muito triste com essa briga. Sei que a linha entre a amizade e o ódio para os dois sempre foi muito tênue, mas eu gosto de ver os dois do mesmo lado, sendo parceiros.

Sem a ajuda de Walter, Jesse parte para o México com Mike e Gus, no episódio intitulado Salud (S04E10). Walter fica detonado com a briga que teve com Pinkman e perde o aniversário do filho. Estranhando o comportamento do pai, o garoto resolve lhe fazer uma visitinha e encontra seu pai arrebentado e completamente chapado de analgésicos. Em meio a sua “chapação”, ele chora e chega a chamar o próprio filho de Jesse. Definitivamente, bebidas ou remédios em excesso não fazem bem ao Sr. White.

Skyler, que sempre foi tão focada e perfeccionista começa a desmoronar. Numa tentativa de limpar seu nome e consequentemente de sua família, ela pede ajuda a Saul para dar dinheiro ao Sr. Bennett, na esperança que este pague à receita federal o que deve.

Enquanto isso no México, as coisas estão saindo muito bem. Jesse consegue cozinhar/apresentar a fórmula com perfeição e todos rumam para a mansão de Don Eladio, para a festa de comemoração. Mas como estamos falando de Breaking Bad, uma festa não é somente uma festa e sabemos que alguma coisa está por vir. E nessa, quem se surpreendeu foi o chefe do cartel, que caiu na vingança de Gus e acabou na piscina, tal qual fez com o amigo do chefe dos Pollos Hermanos.

O final desse episódio foi ótimo, a forma como Gus planejou e executou sua vingança foi digna do “Poderoso Chefão”. Porém sabemos  quem sofrerá com essa queda do cartel e com o sucesso de Gus, Mike e Jesse: lógico que será o Walter, que a cada dia que passa afunda mais um pouquinho.

 

Quando eu penso que as coisas irão se acalmar um pouco antes do episódio final, novamente sou surpreendida. O episódio Crawl Space (s04E11), é totalmente eletrizante do começo ao fim. Obvimante Gus pensou em tudo e consegue sair do México ileso, juntamente com Jesse. Mike, baleado, fica, mas está tudo sob controle. Os planos de Gus não param por aí: ele se diz impressionado com o desempenho de Pinkman e o convida para cuidar do laboratório nos Estados Unidos. Infelizmente, sabemos que isso não significa somente sucesso para o Jesse, mas também a ruína completa de Walter.

Hank não descansa e inteligente como é resolve investigar um outro negócio de Gus, já que aparentemente a fábrica está “limpa”. O agente do DEA quer agora fazer tocaia, em nada mais nada menos que a lavanderia e claro que ele quer Walter como seu companheiro e motorista. White, destemperado e despreparado do jeito que é, resolve provocar um acidente com seu cunhado dentro do carro para adiar as investigações.

Esse tipo de atitude impensada e impulsiva de Walter na maioria das vezes o ajuda momentaneamente, porém muitas vezes o coloca em uma enrascada maior ainda e é justamente esse emaranhado de confusões de Walter que faz o seriado nunca ficar desinteressante.

Skyler está indo pelo mesmo caminho de Walter, o desespero e o buraco. Sua tentativa discreta de ajudar Ted falhou e ela num momento de sufoco, resolve contar de sua fortuna e de sua ajuda para Bennett, na esperança que esse se solidarizasse com a situação e resolvesse fazer a coisa certa. No entanto ele age de maneira exatamente oposta, tentando arrancar ainda mais dinheiro da ex funcionária. Desesperada ela sai de lá e novamente pede ajuda a Saul.

O episódio não deixa tempo nem para um gole de água, é emoção e adrenalina do começo ao fim. E por falar em fim, o que foi o final? Desespero total. Ted morre, Walter pensa em fugir após ser ameaçado por Gus, Hank é outro que está na mira do Sr. Gustavo Fring, sem contar a teia em que Jesse está se envolvendo e o mundo perfeitinho de Skyler arruinando.

Como será que tudo irá se resolver? Se é que dessa vez irá se resolver 😉

 

E finalmente o penúltimo episódio da temporada: End Times (S04E12) , nos mostrou quem realmente é o Gus e do que ele é capaz quando se trata de seus negócios e que seja feita a sua vontade. Aliás esse seria um bom nome para o episódio. Vimos aqui uma família acuada, assustada e de certa forma aprisonada, mas que mesmo assim, mostra indícios que se conseguir sair dessa poderá se fortalecer muito, basta querer (e sobreviver, é claro).

Gus mostra que de burro não tem nada, pelo contrário. Até aí tudo bem, todos sabiam, mas o que ele realmente mostra é que por trás daquele homem sério e aparentemente calmo, mora um verdadeiro estrategista, frio e calculista, capaz de utilizar quaisquer meios que forem necessários para atingir seus objetivos e ao que tudo indica o meio aqui foi uma inocente criança. Brod é levado às pressas ao hospital e graças a rapidez de Jesse, ele é diagnosticado corretamente: envenenamento. Mas será mesmo que o Sr. Fring realmente arquitetou tudo isso? Envenenar Brod com o cigarro marcado de Jesse, para que o mesmo pense que foi obra do Walter e o mate? Será que foi exatamente isso que aconteceu? Porque ao que tudo indica sim, mas certeza mesmo não temos, talvez só tenhamos no próximo e último episódio (Face Off) . Muitas questões estão em aberto, tais como a morte de Ted Bennett e a reação de Skyler, o destino de Gus, Jesse, Walter e toda a corporação de metanfetamina. Qual o motivo de Gus ter parado no estacionamento do hospital e retornado? Caso Walter consiga matá-lo, qual será seu novo rumo? E qual a pressa e o desespero em fugir de Saul?  Seja como for, muita coisa acontecerá no último episódio e com certeza será muito arrepiante.

Deixe um comentário

Please use your real name instead of you company name or keyword spam.