Z Nation: Zunami (s01e08)

Z Nation 01x08i

Finalmente um episódio em que Citizen Z aparece bastante. Seu personagem (e especialmente o ator), tem um enorme potencial que estava sendo desprezado nos últimos episódios. Em seu lugar estavam entrando draminhas emocionais dos personagens, que não é exatamente o que o público de Z Nation quer. Para tais dramas já temos The Walking Dead, que diga-se de passagem, faz isso de forma primorosa. Em Z, queremos aventuras, queremos ver zumbi morrer, queremos estratégias, queremos rir, queremos que o impossível pareça possível. E dessa vez o episódio mostrou um pouco mais disso. Como o próprio nome já diz, foi um Tsunami Zumbi.

*Contém Spoilers

Finalmente a escolta de Murphy fica sem alimento, sem carro e fatalmente sem água. A vida estava fácil demais para eles, carro, munição, barriga cheia e o líquido precioso para qualquer ser humano viver: água (o sertão de São Paulo que o diga). Fracos e quase sem forças, eles precisam correr da imensa horda que se aproxima e eles não tem energia, nem tempo suficiente para irem muito longe, logo, acabam se encurralando num necrotério. Enquanto isso, as coisas parecem, como sempre, cômodas para o Citizen Z. Está vendo todo o caos em segurança, na companhia de seu cachorro. Porém as coisas saem um pouco de controle e ele acaba conhecendo seu melhor amigo, Yuri. Num momento BFF, ele se diverte, mas logo percebe que nem tudo é o que parece e a amizade começa a sufocar. Sabe como é, muito tempo sozinho em dias sombrios, não se pode confiar em ninguém a não ser em si próprio. Justamente essa solidão que tanto o incomoda é que fez ele, no momento de alucinação por falta de oxigênio, conseguir reagir e sobreviver. E essa sacada foi genial no episódio. Eles poderiam ter apelado para uma figura feminina, apelar para a solidão amorosa/sexual, comumente vista em filmes espaciais, porém, eles preferiram a amizade. Que aliás, rondou o episódio todo. Passando pelos companheiros de Murphy, que o promoveram de “encomenda” para amigo.

Z Nation 01x08m

O “Zunami”, acabou se transformando numa marolinha, pois, apesar do sufoco, passou rápido e não gerou estragos, graças a Murphy, que é messias e pode caminhar entre o vale da sombra e da morte. A sequência dele caminhando entre os zumbis e depois dividindo a comida com os amigos, foi praticamente uma referência ao salmo 23*. Mas conseguirá Murphy ser realmente um salvador? Apesar de ter voltado pelos camaradas, ele nunca foi um homem honesto e muito menos possui alguma empatia, pelo contrário, sempre se mostrou bem egoísta e covarde. Agora, no entanto, ele tem um agravante: seu organismo, que o faz tão especial, está se transformando e talvez não haja tempo hábil para um estudo e preparo de uma vacina. Mas, e sempre tem um mas, ele está se transformando, e não sabemos exatamente em que. Se transformar completamente num zumbi ordinário não parece caber muito bem na situação. Então, podemos esperar por qualquer coisa.

Z Nation 01x08f

Notinhas

– Otis foi totalmente descartável. Poderia nem ter participado do episódio;

– Mulher e filha sozinhas com água e comida. Sem comentários;

– Pergunta que não quer calar: como somente um único zumbi gordo conseguiu sentir o cheiro da Warren, enquanto todos os outros comeram Otis e simplesmente foram embora? Achei que eles iriam embora somente depois das ordens de Murphy, mas quando ele chegou lá só tinha o gordo esfomeado.

 

*Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem. Tu prepararás um banquete para mim na presença dos meus inimigos

Deixe um comentário

Please use your real name instead of you company name or keyword spam.