Ghost Writer

The Ghost Writer (Escritor Fantasma)

Direção: Roman Polanski

Produção: Roman Polanski, Robert Benmussa, Alain Sarde, Patrick Wachsberger

Escrito por: Roman Polanski e Robert Harris

Elenco: Ewan McGregorPierce BrosnanKim CattrallOlivia Williams

País/Ano: França/Alemanha/Reino Unido, 2010

Gênero: Drama, Mistério, Thriller

O filme conta a história de um ghost writer (escritor que escreve para alguém, mas não recebe os créditos), que é contratado para escrever as memórias do primeiro ministro britânico, Adam Lang. O escritor é convidado após seu antecessor ter supostamente cometido suicídio. Como está com problemas financeiros e a proposta é bastante rentável, ele decide aceitar. O momento é de instabilidade para o primeiro ministro Adam, pois está envolvido em diversos casos de denúncias, tais como seu envolvimento na guerra ao terror e também por facilitar atos de tortura em supostos terroristas.

O escritor é levado para uma casa numa ilha, onde se encontram Adam, sua esposa Ruth, alguns funcionários de confiança e diversos seguranças. Após alguns dias o “fantasma” começa a descobrir algumas evidências, que o faz questionar não só a forma como morreu Mike (seu antecessor), como também a veracidade nas declarações e inocência de Lang.

O filme possui um tema espinhoso e faz clara alusão ao ex. primeiro ministro britânico, Tony Blair, que se envolveu com os Estados Unidos na invasão ao Iraque. A trama é envolvente e apesar de ter como mote principal a política, o tema não é em nenhum momento tratado de forma cansativa. A fotografia é bonita, dá uma sensação Film Noir.

Para quem é fã de Hitchock, como eu, consegue perceber a notória influência no filme de Polanski. Apesar de ter ficado com uma pontinha de decepção pelo final do filme, a trama é muito boa, tem um ótimo começo e um bom desenrolar. Para quem é fã do gênero, eu recomendo sem dúvidas.


Deixe um comentário

Please use your real name instead of you company name or keyword spam.