Rec, Rec 2 e Quarentena

Rec

Direção: Jaume BalagueróPaco Plaza

Produção: Julio Fernández

Escrito por: Jaume Balagueró, Luis A. Berdejo, Paco Plaza

Elenco: Manuela Velasco, Javier Botet, Manuel Bronchud, Martha Carbonell, Claudia Font, Vicente Gil

País / ano: Espanha, 2007

Gênero: Terror

O programa televisivo “Enquanto você dorme” está fazendo uma reportagem no corpo de bombeiros de Barcelona. Sua equipe é composta pela repórter, Angela Vidal e o cameraman, Pablo. Eles tem como tarefa cobrir a noite, acompanhando toda a rotina dos bombeiros, inclusive nas chamadas.

As sirenes finalmente disparam e eles se encaminham para um pequeno prédio. Chegando lá, parece ser mais uma chamada médica rotineira. A polícia já está presente no local para fazer o acompanhamento. Os moradores ouviram uma senhora gritar e como ela vive sozinha ficaram preocupados com sua saúde, afinal ela poderia ter caído e se machucado. Ao entrarem no apartamento percebem que a coisa é muito mais séria e bizarra do que imaginavam.

Rec 2

Direção: Jaume BalagueróPaco Plaza

Produção: Julio Fernández

Escrito por: Jaume BalagueróPaco PlazaManu Díez

Elenco: Jonathan Mellor, Oscar Sánchez Zafra, Manuela VelascoAriel CasasAlejandro CasasecaPablo RossoPep MolinaAndrea Ros, Claudia Silva, Ferra Terraza

País / ano: Espanha, 2009

Gênero: Terror

Na sequência de Rec, uma equipe tática (GEI – Grupo Especial de Intervención) é enviada para o edifício onde houve a chamada inicialmente. Sua meta é recolher amostras de sangue, verificar as condições e selar o edifício. Junto com eles está um homem que foi designado pelo Ministério da Saúde (Ministerio de Sanidad) e toda a operação será gravada com mini-câmeras acopladas no capacete dos membros da GEI, com o intuito de documentar tudo para pesquisas.

Ninguém poderá sair sem as ordens do membro do Ministerio de Sanidad, pois somente através do reconhecimento de sua voz e sua específica ordem todos poderão deixar o prédio. No entanto, ele não é exatamente quem ele diz ser e sabe muito mais do que diz, colocando a vida de todos em risco.

Quarantine (Quarentena)

Direção: John Erick Dowdle

Produção: Doug Davison, Roy Lee, Sergio Aguero, Carlos Fernández, Julio Fernández, Clint Culpepper

Elenco: Jennifer CarpenterJay HernandezColumbus ShortGreg GermannDania RamirezRade ŠerbedžijaJohnathon Schaech, Marin Hinkle

País / ano: Estados Unidos, 2008

Gênero: Terror

Quarentena é um remake do espanhol Rec.

*Contém Spoilers

O estilo de filmagem de Rec não é novidade, o tal “handycam” ficou famoso quando o filme Bruxa de Blair foi lançado. Rec se utilizou do estilo, mas a narrativa do filme é bem diferente.

Rec inicia de forma calma e extrovertida, ficando tenso e claustrofóbico com o passar do tempo. A situação realmente começa a ficar apreensiva a partir do momento que o prédio é isolado pelas autoridades sem nenhuma explicação. A partir desse momento cada quadro que segue vai ficando mais e mais angustiante.

Eu gostei e recomendo.

A sequência de Rec começa exatamente do ponto onde acaba o primeiro. Fato esse que me agradou muito, no entanto não posso dizer o mesmo de seu desenrolar.

Algumas questões e situações que me desagradaram:

Por que os novos infectados apresentam os sintomas quase que imediatamente, sendo que no primeiro filme isso levava algum tempinho?

A infecção é um vírus mutante demoníaco?

Por que com tanto preparo, armas poderosas e sabendo se tratar de uma situação de alto risco, a equipe tática não seguia as instruções e atacava? Porque alguns dos infectados eram crianças? Não convence, afinal o instinto de sobrevivência deveria falar mais alto nesse caso.

Acredito que a história ficou mal amarrada, a insistência em explicar toda a história foi desnecessária. Achei muita coisa mal executada, com explicações fracas e com furos. Sem contar que os atores pareciam mais amadores dessa vez do que do primeiro.

Mas nem tudo é tão ruim, tem coisas interessantes, como por exemplo quando a GEI está se dirigindo ao local, dentro do carro, eles conversam sobre futebol e os nomes de Romário e Rivaldo são citados, achei legal isso.

O remake Quarentena se aproxima bastante do original. Acho que Rec deixa uma sensação maior de desconforto, talvez tive esse sentimento por ter assistido primeiro e em Quarentena já sabia o que esperar. Legal mesmo foi ver a Debra (Jennifer Carpenter) do seriado Dexter, fazer o papel da repórter. E temos também a presença de Judith, ex. mulher de Alan Harper (Two and a Half Man), no papel de Kathy, mãe da garotinha Briana.

2 Responses to Rec, Rec 2 e Quarentena

  1. TATI says:

    Afe, menina, não consigo te acompanhar… É muito filme!!
    Você podia ser curadora de festival… Tem pique pra isso.
    Que delícia de sexta-feira!

  2. pedro henrique says:

    tinha que ter o filme de todo mundo em pânico 5.

Deixe uma resposta

Please use your real name instead of you company name or keyword spam.