Mississipi em Chamas e Murder in Mississippi

Diante de tudo que está acontecendo no mundo, os protestos nos Estados Unidos, resolvi escrever sobre esses dois filmes, que um deles inclusive me marcou muito e vou contar um pouco aqui. Mississipi em Chamas (disponível no Telecineplay) é um filme de 1988, baseado numa história real que aconteceu no Mississipi na década de 60. Só para situar um pouquinho quem não sabe, na década de 60 alguns lugares nos Estados Unidos havia segregação racial. Negros e brancos eram separados. Havia um lado da calçada para negros e outros para brancos, havia bebedouros separados, filas, tudo. O casamento interracial era algo praticamente proibido, como se fosse uma heresia. E com isso os negros, obviamente, eram os que mais sofriam perseguição. Ambos os filmes retratam, cada um a sua maneira, a história de três ativistas dos direitos civis, dois deles brancos – sim havia brancos que não concordavam com aquela situação – que viajavam pelo sul do país para encorajar os afrodescendentes a votarem e foram assassinados por membros da KKK (ku Klux Klan).

Assisti Mississipi em Chamas quando tinha aproximadamente uns 14 anos e o filme mexeu comigo imensamente. Me fez entender um pouco melhor algo que já me incomodava havia muito tempo, que era o preconceito racial, que era a luta dos negros. Na época eu tive meu primeiro namorado, meu primeiro amor, ele era pardo e nós gastávamos de ouvir RAP. Bem, havia uma danceteria que aos domingos tinha matinê e só tocava black music. Esse meu namorado ia lá de vez em quando e eu queria muito ir com ele, mas fui desencorajada, pois ele falou que eu iria incomodar muito as pessoas de lá com minha presença. Eu, pra quem não sabe, sou bem branca, loira e tenho olhos claros. Na época, não entendi, fiquei chateada, hoje eu entendo melhor. Não, não acho que tenha que haver essa separação, muito pelo contrário, sou uma pessoa que acha a mistura racial a coisa mais linda que existe, mas o ponto aqui não é esse e muito menos vou querer me meter aqui a ensinar sobre racismo. Quero apenas indicar dois filmes que me fizeram entender um pouquinho essa luta. Quando falamos de escravidão, parece algo muito longíquo e que já foi a muito superado, então que tal vermos a história mais recente e começar a analisar melhor as coisas. Década de 60 também parece longe, mas pense bem, sua mãe, sua vó, já estava viva naquela época, ela talvez tivesse sua idade.

Murder in Mississipi (na íntegra abaixo) é a mesma história, porém contada de uma forma uma pouco diferente. É um filme que foi feito para televisão pela NBC. Ele é tão bom quanto Mississippi Burning, talvez até um pouco mais realista.

Veja os filmes e se coloque naquele lugar. Perceba que algumas atitudes, infelizmente, não mudaram tanto assim. Vamos aprender e ser seres humanos melhores. <3

Mississippi Burning – Trailer
Murder in Mississipi – Filme completo

2 Responses to Mississipi em Chamas e Murder in Mississippi

  1. Pingback: Leandro

Deixe um comentário

Please use your real name instead of you company name or keyword spam.