The Walking Dead – The Bridge (s09e02)

A nona temporada de The Walking Dead continua nos entregando episódios consistentes, sem muita enrolação, seguindo o caminho proposto sem ficar se desviando a cada cinco minutos. Pelo menos é o que temos até o momento com esse segundo episódio.

*Contém Spoilers

Em The Bridge podemos dizer que as coisas estão divididas em duas partes mas interligadas e com subtramas acontecendo nas duas e tudo isso sendo muito bem apresentado, sem aquela enrolação de pegar um plot e ficar um episódio inteiro falando apenas daquilo, sendo que em dez minutos matava o assunto e tantas outras coisas importantes para acontecer eram deixadas pra escanteio. Agora não, temos um seriado que sabe trabalhar com diversas frentes ao mesmo tempo e interligá-las sem perder sentido ou foco.

Em uma parte tempos Rick, Daryl, Carol, alguns colegas e alguns salvadores, todos trabalhando na construção de uma ponte que será vital para o futuro das comunidades. Agora não teremos mais a união de diversas pessoas de tribos diferentes que se encontram e através de um denominador comum (geralmente um inimigo vencido) se uniu e vão formar uma grande comunidade. Temos pessoas querendo formar suas próprias comunidades e ou restaurar comunidades destruídas pela “guerra”. Então o pessoal de Hilltop não será obrigado a aceitar o pessoal de Alexandria ou os Salvadores, nem mesmo deixar Hilltop pra viver a beira mar com as mulheres de Oceanside. Cada qual em seu canto e todos sendo bons vizinhos e ajudando uns aos outros. Pelo menos na teoria deveria ser assim e é isso que mostra a segunda parte, que é Michonne e Jesus em Hilltop conversando com Maggie sobre como ela está conduzindo as coisas e Michonne pedindo comida para os Salvadores. Maggie, obviamente não está querendo ceder, afinal, ela precisa de etanol que os Salvadores ficaram de entregar e nunca apareceram, porém, ele também não retornaram e como muitos tinham famílias acredita-se que algo aconteceu com eles no caminho – e isso é algo que vamos falar daqui a pouco.

Nem tudo são flores e nunca serão, afinal sabemos que o ser humano é extremamente complexo, logo suas relações também o são. Daryl e Maggie nunca aceitaram Negan ter sua vida poupada por Rick e os Salvadores estarem trabalhando com eles, muito menos em condição de iguais. Assim como nem todos os Salvadores aceitaram de boa essa nova fase de suas vidas e é numa dessas que um deles, Justin, resolve que deve não respeitar o pequeno Henry que está ajudando na hidratação dos colegas trabalhadores da ponte. Justin quer mais água, Henry diz que não, pois ele já tomou sua fração, o grandão não quer saber e arranca o recipiente da mão do menino o derrubando no chão. Henry, que também não tolera os Salvadores, parte pra cima, Daryl aproveita a deixa e vai com tudo, também. Pronto, confusão armada. Briga devidamente separada por Rick, mas o ranço permanece lá. Mais tarde o esquema de aviso de hordas zumbis falhou e nessas Aaron perdeu o braço e os troncos pesadíssimos que iam servir para a construção da ponte. Nessas, Justin, que aparentemente era um dos responsáveis pelo toque do segundo aviso foi responsabilizado, Rick o convidou a se retirar e ele disse que ia mesmo e não ficaria nem se o barbudo implorasse e lá se foi na calada da noite. Enquanto isso, em Hilltop, após uma conversa com Jesus que antes já tinha conversado com Michonne, Maggie foi conversar com Earl sobre seu problema com bebida. Depois, numa conversa com Michonne, ela revela que Hershel, seu pai, também já tinha tido problemas com bebidas e que se não fossem as pessoas o ajudarem muita coisa teria sido diferente, mas ela também deixa claro que não se arrepende do que fez com Gregory, que ele teve diversas oportunidades de se redimir e nunca aproveitou – nisso concordo totalmente com Maggie – então, por enquanto as coisas estão amenas em Hilltop.

Mais pro final vemos o que pode ser o prelúdio de um grande inimigo chegando. Justin, que não quis esperar amanhecer pra ir embora, está caminhando no meio da estrada, enchendo a cara e talz, quando de repente ele vê alguém que aparentemente conhece, pois ele fala: “Christ, you damn near got yourself killed, what the hell are you—”  (Jesus Cristo, desse jeito você vai acabar se matando, o que diabos você…) bang! é atingido. A questão agora é saber quem atacou Justin. Seria a mesma pessoa que atacou os Salvadores que estavam indo pra Hilltop entregar o etanol? Se sim, poderia ser um novo inimigo e esse inimigo podem ser os Whisperers, que nos quadrinhos são pessoas que acreditam que a nova Era é para agir primitivamente, usando seu lado mais animalesco e nessas eles utilizam máscaras feitas de pele humana para se camuflarem e com isso conseguem se misturar com os mortos-vivos, o que dificulta bastante para quem quiser achá-los (mais detalhes nas notinhas). Então a possibilidade de que os Whisperers sejam os responsáveis pelos recentes ataques é grande, porém, ainda são só especulações, nada confirmado.

Notinhas

  • O caso mais surpreendente do episódio veio do romance entre a Maria do Carmo ex sucateira e artista, Jade e o padreco Gabriel. O religioso deixa bem claro para a moça que não é um padre católico e sendo assim pode ter relações amorosas. Pronto é a deixa para que ela mostre mais abertamente seu interesse e logo eles estão nos amassos. Pois é, quem diria, por esse romance não estava esperando;
  • Ezequiel e Carol também estão no maior love. Carol merece e Ezequiel é um partidão (eu acho);
  • Enid está estudando medicina com Sidiqq e quando Aaron chegou com o braço esbugalhado ela teve que amputar sozinha, porque o professor/médico chefe estava fora. Mandou muito bem a garota;
  • Segundo o site ING no episódio Clear da terceira temporada, Morgan diz ter visto pessoas usando “rostos de pessoas mortas”, isso podia ser um sinal de que os Whisperers já estavam entre eles. Outro fato interessante dessa comunidade (se é que pode se chamar assim) é que eles se comunicam através de sussurros, daí o nome 😉
  • No final desse episódio descobrimos que tudo que assistimos foi contado por Rick ao Negan, que está preso lá em Alexandria. Negan apareceu pela primeira vez nessa temporada, foi rápido mas já mostrou que não está num clima de derrotismo e que sua vingança está por vir.

Negan para Rick:

“When it finally goes to shit, and it will, make sure you come and tell me about that day, too,” he says.

Quando as merdas finamente começarem a acontecer e elas acontecerão, não se esqueça de vir me contar sobre esse dia, também.

“That bridge, it’s not the future. It’s a monument to the dead. You’re not saving the world, Rick, you’re just getting it ready for me.”

Essa ponte não é o futuro. É um monumento para a morte. Você não está salvando o mundo, Rick, você só está deixando ele pronto pra mim.

Vixe!

 

Deixe um comentário

Please use your real name instead of you company name or keyword spam.