The Walking Dead: Indifference (s04e04)

TWD 04x04i

No quarto episódio da quarta temporada, The Walking Dead deu uma pequena desacelerada no quesito ação, porém as emoções continuam em carne viva. Indifference faz jus ao nome e foi, por enquanto, o episódio mais reflexivo e triste dessa temporada.

*Contém Spoilers

O episódio inicia com Rick todo pensativo, com expressão facial de oh! vida, oh! céus (ok! essa cara ele sempre teve), se arrumando para uma pequena viagem com Carol, enquanto a mesma conversava com a pequena Lizzie na área da quarentena. Novamente aquele papo de ser forte, fazer o que fosse preciso, essas precauções necessárias em dias de infestação zumbi. A pequena se diz forte e ainda revela que sabe que os doentes logo vão se transformar e que vão virar “alguma outra coisa”. Essa menina tem pensamentos pouco convencionais, consegue ter uma percepção bem diferente do mundo atual que vive. Talvez se ela fosse mais velha iria abrir uma espécie de seita, cuidar e alimentar com animais os zumbis e se bobear até chamá-los de deuses. Iria ter uma legião de seguidores. Se dinheiro valesse alguma coisa, ela poderia até ficar rica.

Voltando ao cenário atual, Carol e Rick estão naquele momento de silêncio desconfortável. Ela sabe que ele não aceitou sua ação, mas não conversar sobre o assunto a incomoda. Carol quer uma atitude de seu líder, nem que seja uma bronca, afinal, a indiferença dói mais do que a correção. Entre um silêncio e um olhar de reprovação, eles entram em uma casa para buscar mantimentos e encontram dois jovens, bem simpáticos e até ingênuos, inclusive é até de se estranhar que ainda estejam vivos. Eles querem ajudar e Rick está um pouco desconfortável em deixar, pois não acredita que eles possam ajudar e ainda continuarem vivos, mas Carol e o casal insiste, e ele acaba cedendo.

TWD 04x04m

Enquanto isso, Daryl, Michonne, Bob e Tyreese, estão em busca de um outro carro para conseguirem chegar no hospital veterinário. Encontram um carro em um posto, mas precisam trabalhar um bocado para conseguir fazer o mesmo se mexer. Começando pelo monte de galhos e folhas que nasceram ao redor dele. Bateria arriada e alguns zumbis são obstáculos, mas nada grandioso. Novamente o que está aflorando são os sentimentos de culpa, ódio, incerteza, solidão e medo. Daryl conversa com Bob e Michonne conversa com Tyreese, todos têm alguma coisa para revelar ou pelo menos desabafar. Bob e seu problema com bebidas, Michonne e Tyreese com seus rancores e Daryl, bem, Daryl é “o cara”. No hospital, mais zumbis e mais conflitos morais.

Indifference foi o nome perfeito para esse episódio. Foi exatamente isso que aconteceu com Carol, ela apanhou calada do marido durante anos, viu o mundo ao seu redor se transformar inesperadamente e perdeu sua filha para esse mundo. Luta para sobreviver e perde constantemente pessoas que ama. Tudo isso a tornou uma pessoa indiferente. Indiferente a pequenas regras morais ou sentimentos. Ela faz o que deve ser feito para viver e manter quem ela ama vivo, não importa o que é necessário, quais as atitudes. Carol julgou que Karen e David eram uma ameaça a todos e tomou a atitude que achou mais acertada. Não se importou se Tyreesse amava Karen ou se eles tinham alguma chance, mesmo que mínima. Eram duas pessoas ameaçando todo um grupo, então ela agiu. Porém ela o fez por sua conta e risco. Na realidade, ela pensou apenas em si. Não consultou ninguém, não partilhou sua ideia, não quis saber se essa era realmente a melhor alternativa. Para cada ação, uma reação e a reação do líder do grupo e colega não foi exatamente o que ela achou que seria. Rick não aceitou as atitudes de Carol e a deixou sozinha. Talvez ele tenha sido precipitado, mas ele foi instituído líder e agiu como tal. Sozinha, na estrada, ela ainda tem alguma chance, mas na prisão com Tyreese as coisas não seriam nada boas. Ela poderia conseguir guardar segredo por um tempo ou até mesmo ser protegida por seus colegas, mas seriam medidas paliativas e o final de Carol poderia ser bem trágico.

TWD 04x04f

Reflexivo, triste e até mesmo trágico, assim foi todo o quarto episódio e terminou da mesma forma. Aquele final de episódio que não dá vontade de falar nada, só suspirar e pensar. Esse início de temporada está sendo um dos melhores, e se continuar nesse ritmo tem tudo para ser a melhor temporada das quatro.

Notinhas

– Lógico que alguma coisa ia acontecer com o casal simpatia. Ou iam virar rango de zumbi ou seriam traidores. Estava tudo muito bom pra ser verdade;

– Agora, como eles conseguiram viver durante tanto tempo? Pelo que falaram, estavam sempre com outras pessoas, mas como conseguem sobreviver e os demais não? Estavam lá na casa, tinham colhidos umas frutas, estavam de boa, mas saíram e morreram? Ficou estranho;

– Bob bebum, fazendo bebumzice;

– Quem diria que Daryl seria o homem mais sensato do seriado, heim? E qual será a reação dele quando souber o que Carol fez e a atitude de Rick? Algum palpite?

Deixe um comentário

Please use your real name instead of you company name or keyword spam.