The Following

The Following_Pilot_i

A análise de The Following, demorou mas saiu. Não é segredo para ninguém que séries e filmes que envolvem suspense, crime, investigação, sobrenatural e ficção são os queridinhos por aqui e talvez por isso que essa análise tenha demorado um pouco. A série traz o aposentado agente do FBI, Ryan Hardy () de volta a ativa, pois seu grande caso de sucesso, que se tornou tema de seu livro, o serial killer Joe Carroll () escapou e ninguém melhor do que o homem que o conheceu, prendeu, escreveu um livro sobre e dormiu com sua mulher para ajudar nas buscas.

The Following_Pilot_f

Joe é doutor em literatura, era professor universitário e sua grande paixão/fixação é o poeta, crítico e escritor Edgard Allan Poe, que é conhecido por sua literatura misteriosa e macabra. Ele é um homem charmoso, inteligente, sagaz e, mesmo sendo um assassino a sangue frio, possui diversos seguidores. É assim que ele consegue fugir da prisão e colocar em prática um elaborado plano. O FBI e Ryan não contam com essa ajuda toda e são surpreendidos com o tamanho, habilidade e esperteza dos ajudantes/seguidores de Carroll. Para facilitar ainda mais as coisas para o FBI, Joe ainda é apaixonado pela sua ex mulher Claire (), com quem tem um filho, Joey. Claire por sua vez teve um romance com Ryan, que também continua apaixonado por ela. Apesar de ser correspondido, Ryan e Claire não estão mais juntos, o que não ameniza o ódio  que Joe sente por Ryan e obsessão que sente pela ex. O triângulo Joe/Ryan/Claire faz todo o caso ser mais pessoal do que apenas investigativo. Existe uma história longa e complexa entre eles e isso guia toda a nova armação de Joe. E a vida real vai se tornar livro, Joe deixa claro que pretende escrever baseado nos fatos verídicos, porém as páginas estão sendo escritas com muita perseguição, medo e sangue.

The Following_Pilot

Tudo isso parece ser sensacional, então porque a demora na análise? Porque é uma série que apesar de possuir uma história fascinante, sua trama poderia muito bem se perder facilmente e decepcionar muito. Acabei relutando em escrever e foi passando, passando…até o momento que tornou inevitável, ainda mais que eu gostei sim da série, que foi renovada para a segunda temporada. A série tem suas falhas, como por exemplo o FBI e toda polícia local ser bastante atrasada e cheia de furos em suas análises e buscas. Porém, isso não descredita a série, em diversos filmes e seriados o mais comum é vermos exatamente isso, uma força policial cheia de buracos, corrupção e burocracia, que acabam atrasando e até mesmo perdendo bandidos. Muitos podem questionar a inteligência e sagacidade dos seguidores de Carroll, afinal, são um bando de malucos. Porém, engana-se quem acha que a pessoa é burra por possuir algum tipo de transtorno psicológico. Basta ler um pouco e descobrir que ao longo da história, existiram diversas seitas e assassinos, que utilizam planos elaboradíssimos e acabam sendo presos algumas vezes por opção própria, por vontade de ser reconhecido e por mídia.

The Following não é perfeita, tem suas falhas, mas tem sim uma história boa e que serve muito bem como entretenimento. Sem contar que o bad guy é extremamente charmoso e inteligente o que muitas vezes até faz você torcer por ele. Investigação, serial killer, FBI, citações de Poe, quer mais? Nem precisa, bora assistir The Following, que já está sendo transmitida no Brasil pela Warner Channel 😉

Deixe uma resposta

Please use your real name instead of you company name or keyword spam.