Sons of Anarchy: “To Be”

 

Impossível falar de Sons of Anarchy e não lembrar do Ale Rocha e é por isso que escolhi falar sobre SOA para homenagear e me despedir de um cara que só conversei virtualmente, mas que admirava muito, que me inspirou muito e que eu sei que foi admirado e serviu de inspiração para muitas pessoas.

Eu sempre via as propagandas de Sons no canal FX, mas nunca tinha me interessado pela série. Mas o Ale era tão apaixonado pelo seriado que despertou meu interesse e foi inclusive por causa desses motoqueiros de Charming e desse blog que eu iniciei meu contato com esse jornalista espetacular. Tanto que uma das maiores honras deste blog foi ter sido citado por ele no Poltrona.tv, justamente no meu primeiro post sobre Sons of Anarchy.

O Ale Rocha não era meu grande amigo, nos vimos pessoalmente numa Festa Blogo mas não chegamos a conversar. Nosso contato era somente virtual mesmo, mas a admiração que tenho por ele é muito grande. Eu não concordava com tudo que ele escrevia, mas o amor pela televisão era algo comum e com isso descobri sua história, sua luta, como seu blog foi iniciado e mesmo a distância acompanhei sua batalha diária e confesso que muitas vezes sofri e em todas o admirei muito.

Li ótimos textos homenageando esse ótimo jornalista e homem extraordinário, tais como os do Victor Martins, do Grande Prêmio, e da Rosana Herman, do R7. Eles resumiram bem o que senti e ainda sinto com a notícia de sua morte, portanto irei apenas escrever sobre o final da quarta temporada de uma das suas séries favoritas, que infelizmente ele não teve oportunidade de assistir, mas sei que gostaria de ter visto.

 

*Contém Spoiler

 

O final da quarta temporada de Sons of Anarchy foi dividido em duas partes, tamanho o emaranhado de intrigas, corrupção, mentiras e contas para serem acertadas. John Teller está morto faz tempo, mas continua mais ativo do que nunca no clube. Suas cartas mexeram com a estrutura do clube e o que estava instável, desmoronou de vez. Clay, foi se desestruturando e se desesperando tanto que chegou ao ponto de mandar matar sua nora, espancou sua old lady e matou Piney, um dos mais antigos companheiros de clube e também pai do Opie. Além de ter seu passado te assombrando, ele também envolveu o clube com o cartel de drogas, que quer fazer contato com os irlandeses do IRA. Tá bom assim de confusão?

No emocionante final da bombástica temporada, o ex. membro Otto delata seus companheiros motociclistas e principalmente Bobby, que dormiu com sua esposa e quem ele considera responsável pela morte da mesma. Bobby vai preso, Clay está no hospital por conta dos tiros que levou de Opie, que descobriu a morte de seu pai e Tara arruma as coisas, pois está crente que ela, Jax e seus filhos irão deixar Charming de uma vez por todas. Obviamente Gemma não vai deixar isso acontecer e numa tentativa desesperada de que seu filho permaneça na cidade e que Clay morra, ela consegue as cartas e as entrega a Jax, mas não sem antes tirar algumas páginas.

Com o relatório que Otto passou o FBI monta um esquema para acabar com o encontro entre os irlandeses e os mexicanos, encontro esse que foi acertado por Clay. No entanto o que o estranho agente não esperava é que Romeo e Luis Torres são na verdade agentes da CIA infiltrado no cartel e que sua operação RICO, tão cuidadosamente armada terá que ser cancelada. Mas não foi só o FBI que foi surpreendido, Jax é colocado a par de toda a verdade quando Gaalan se recusa a conversar com o cartel sem a presença de Clay. Pressionado pela CIA, Jax não poderá matar Clay e muito menos deixar a cidade, senão colocará todos em risco e o clube acabará de vez. E como ele mesmo disse a Tara quando foi lhe dar a notícia: “Me afastar do clube é uma coisa, mas deixá-lo morrer…”

Jax agora vai ocupar o lugar que seu pai e Gemma tanto queriam, a presidência do Sons of Anarchy Motorcycle Club. Será que ele saberá lidar com toda a confusão deixada por Clay? E como será a relação entre o SOA e a CIA? A resposta para essas e todas as outras muitas questões que essa ótima e controversa temporada de Sons of Anarchy deixou, só daqui a longos e tenebrosos meses, quando a quinta temporada começar.

 

Notinhas:

Gostaria de ver Opie ao lado esquerdo do Jax na mesa, acho que eles tem bastante em comum, farão uma boa administração 😉

Ainda acho que Clay não é tão culpado como parece e que Gemma manipulou ele, Tara e seu eterno apaixonado Wayne para conseguir o que queria. Que seu filho ficasse e tomasse a presidência do clube. Afinal o que tinha naquelas páginas das cartas que ela queimou?

A batalha será grande entre Gemma e Tara, os olhares finais foram fulminantes. A próxima temporada promete.

Valeu Ale Rocha. “Hoje é dia de rock, bebê!”

Letra da música tema de Sons of Anarchy:

Riding through this world, all alone
God takes your soul; you’re on your own
The crow flies straight, a perfect line
On the Devil’s bed until you die
This life is short, baby that’s a fact
Better live it right, you ain’t coming back
Gotta raise some Hell before they take you down
Gotta live this life
Gotta look this world in the eye
Gotta live this life ‘til you die
You better have soul, nothing less
Cause when it’s business time, it’s life or death
The King is dead, but life goes on
Don’t lose your head when the deal goes down
Better keep your eyes on the road ahead
Gotta live this life
Gotta look this world in the eye
Gotta live this life until you die

Deixe um comentário

Please use your real name instead of you company name or keyword spam.