Open House – Episódio 3 da 4ª temporada de Breaking Bad

 

*contém spoiler

O terceiro episódio da quarta temporada de Breaking Bad, traz  uma nova faceta na ala feminina. Mostra Skyler tomando a dianteira dos investimentos de Walter e a recaída no problema de cleptomania de Marie. Traz à tona a racionalidade e esperteza de Skyler e mostra a face vingativa do ser humano. Isso fica bem claro quando o casal está conversando com Saul e ela diz que tem que ser “aquele” lava carros e ao expor o motivo, Walter automaticamente concorda com sua decisão.

Nada é esquecido no seriado. No início da trama, o problema de Marie é apresentado mas após alguns episódios não é mais visto. Pois ele retorna agora em “Open House”, que inclusive é um episódio que deixa um pouco de lado o tráfico e seus protagonistas Walter e Jesse para mostrar que os demais personagens também são muito importantes e primordiais para a série. Breaking Bad é genial em mostrar as coisas de forma sutil, como por exemplo o estado emocional de Marie. Ela vai ao mercado e compra Cheetos ao invés de Fritos para Hank, sabendo que o mesmo iria reclamar e isso lhe dá a oportunidade de novamente sair de casa, de “fugir” daquela realidade que a está sufocando. Marie não só rouba pequenas coisas, como também mente, inventa maridos astronautas, filhos problemáticos etc. Tudo isso para fugir da rotina, da agressividade, do desprezo e destempero de seu marido, que está muito pior agora, parcialmente inválido, tendo que engolir seu orgulho e pedir a ajuda da mulher para tudo.

 

 

A trama mostra o entendimento de Walter e Skyler, o surto de Marie e finaliza com Hank pegando o caderno de anotações do laboratório para analisar. Mas, e Jesse? Onde fica o personagem nisso tudo?

O ator Aaron Paul é extremamente competente ao demostrar todo seu sofrimento apenas com o olhar. Jesse está sofrendo, ele é carente e instável, não consegue lidar com tudo que vem passando sozinho e isso fica mais claro a cada episódio. Meu sentimento pelo personagem é um misto de dó e preocupação. Ao mesmo tempo que ele é carente, precisa de alguém para lhe apoiar e o colocar na linha, ele é altamente instável e isso me preocupa, pois ele se embrenha cada vez mais em sua depressão e solidão e isso pode explodir de forma inesperada e colocar ele e o Walter em grande perigo.  Ainda não vou me aprofundar nos problemas do Jesse, mesmo porque esse não foi um episódio dedicado a isso. Mas certamente isso será abordado em breve.

Muita coisa ainda está por vir e obviamente Breaking Bad não irá nos decepcionar. Podemos aguardar momentos explosivos.

 

Deixe um comentário

Please use your real name instead of you company name or keyword spam.