Game of Thrones – Blood of my Blood (s06e06)

Já passamos da metade da temporada e apesar de parecer um episódio mais lento, muitas coisas importantes aconteceram hoje que terão efeitos por um longo tempo.

Vamos repassar tudo o que aconteceu nesse episódio?

*Contém Spoilers

got_s06e05-coldhands

Começamos nossa jornada ao Norte da Muralha, onde Meera continua carregando Bran para longe do exército zumbi dos White Walkers. Enquanto isso, Bran faz uma maratona de Game of Thrones, vendo tudo o que aconteceu desde a primeira temporada, incluindo aí algumas cenas ainda mais antigas como Jaime Lannister matando o Rei Louco. É um lance meio Matrix, como colocar GoT em dia em 5 minutos. Quando ele acorda, percebe que os zumbis já chegaram e parece que a casa caiu para eles. Até que um cavaleiro mascarado aparece, mata alguns zumbis e os leva a cavalo para algum lugar seguro.

Em Horn Hill, terra dos Tarly, Sam volta pra casa, não sem antes avisar Gilly que tocar no assunto “Selvagens” pode não ser uma boa ideia perto de seu pai. O diálogo dos dois foi interessante, Gilly conhece Sam melhor do que ninguém. Ao chegarem no castelo, são muito bem recebidos pela mãe e irmã de Sam.

Pausa rápida para vermos que Tommen continua conversando com o High Sparrow e que Margaery parece ter realmente caído no conto do vigário. Ela aparece bem tratada e se diz arrependida de seus pecados. Tommen não acredita que sua musa fosse capaz de cometer algum pecado, mas ouve mesmo assim e parece estar comovido com a redenção da rainha.

got_s06e05-gilly_sam

Voltando para Horn Hill, temos o tão esperado jantar familiar mais constrangedor jamais filmado. Sam tentando interagir com seu pai e irmão e falhando miseravelmente, até que Gilly vem a seu socorro e conta que Sam não só já matou alguns selvagens como também um White Walker – sendo imediatamente ridicularizado por seu irmão, o que deixa Gilly ainda mais emputecida. Ela acaba falando demais, deixando a entender que é uma selvagem. Aí o pai de Sam vira no jiraya, diz que Sam é a vergonha da família, que esperava mundos e fundos dele, joga na cara um monte de “verdades”. As mulheres se retiram da mesa, e Randyll termina de deserdá-lo de vez, dizendo que vai aceitar o neto bastardo, vai colocar a nora pra trabalhar na cozinha, mas que não quer ver o gordinho mais nem pintado de aço valiriano na frente dele.

Sam, resignado, deixa a mesa e vai ao encontro de Gilly e do pequeno Sam para se despedir. Depois de ganhar um beijo da mulher amada, Sam resolve virar o jogo. Junta Gilly, o pequeno Sam, rouba a espada de seu pai e foge. O problema é, pra onde? Conhecendo Sam, é bem possível que ele ainda não tenha pensado nessa parte do plano.

got_s06e05-arya

Em Braavos, Arya assiste mais uma vez à peça sobre a morte de seu pai e de Joffrey. Mais uma vez temos a certeza de que ela não é Ninguém, ao não conter o riso durante a cena da morte de Joffrey. Ela percebe quem encomendou a morte da atriz principal e vai aos bastidores para envenenar o licor dela. Já de saída é interpelada pela sua vítima, que lhe parece muito amigável e uma boa pessoa. Depois de alguns segundos de suspense, no momento em que Lady Crane finalmente vai beber seu licor, Arya aparece dando um tapa na taça e manda um “ela quer te ver morta”, apontando para a outra jovem atriz, e vai embora, bem no estilo “mic drop”. E ao fundo vemos a loirinha que quer seu fígado estava lá pra ver se o serviço seria bem feito. Ela vai direto a Jaqen e dá a letra. Jaqen, meio decepcionado com sua discípula, dá a ordem e a loirinha agora tem a missão de eliminar Arya.

Sabendo que essa era sua última chance de se tornar Ninguém, Arya vai recuperar sua espada Needle e prepara sua fuga. Mas antes resolve dar um cochilo. POR QUE!?!? Vai embora, menina! As luzes se apagam e a gente fica sem o embate final entre Arya e a loirinha que tanto bateu nela.

Em King’s Landing, Jaime e Mace Tyrell reunem a tropa dos Tyrell para o resgate de Margaery e Loras. Chegam ao Septo com toda a pompa bem quando iria se iniciar a Caminhada da Vergonha de Margaery. Jaime sobe a escadaria em seu lindo cavalo branco, prestes a salvar a donzela, com Olenna já preparada para assistir a tudo, quando não mais que de repente, o jogo virou, queridinha. Tommen aparece todo imponente, seguido por sua Guarda Real e reforça sua fé e tem sua união com Margaery devidamente abençoada pelo High Sparrow. Jaime fica com aquela cara de wtf! e Mace Tyrell olha para Olenna sem entender nada do que está acontecendo. Então ela lhe esclarece as coisas, com sua sabedoria tão peculiar “Eu sei o que aconteceu. Nós perdemos.”

got_s06e05-tommen_margaery

Mais uma pausa rápida para mostrar que Walder Frey ainda está vivo, mas que agora sem Tywin pra protegê-lo já não tem mais tanto apoio como antigamente. Ele pede que seus filhos bobalhões, que deixaram o Blackfish fugir do Casamento Vermelho, cerquem o castelo em Riverrun e usem Edmure, o irmão de Catelyn, como isca para tal.

Depois que Tommen remove Jaime dos seus poderes como chefe da Guarda Real, Jaime e Cersei se reunem para discutir o que fazer. Jaime dá um pití, mas Cersei segura os ânimos e diz que por hora o melhor é fazer o que ele faz de melhor e comandar o exército dos Lannisters para cercar Riverrun. Eles renovam o seu pacto de amor, e blablabla, mas continuam a fazer uma besteira atrás da outra. Cersei perdeu mais uma batalha contra o High Sparrow e parece não perceber que essa parece ser a mais improvável de ser revertida até agora. Mesmo que ela seja inocentada no seu julgamento por combate, seu filho vai continuar como um convertido e seguindo o que seu mestre septão mandar.

got_s06e05-daenerys

Daenerys, por outro lado, continua cada vez mais forte e imponente. Ela reencontra Drogon e depois de um voo rasante sobre a tropa, dá um belo discurso (aprenda com Daenerys, Mace Tyrell!), e facilmente convence os Dothraki a seguir com ela até mesmo dentro de cavalos de madeira por sobre um oceano de água envenenada.

E terminamos novamente no Norte além da Muralha, com Bran, Meera e o misterioso cavaleiro mascarado. Ele está fazendo um jantarzinho para seus convidados e finalmente se revela. Ele é Benjen Stark, tio de Bran! Nós falamos dele na review de Home, segundo episódio desta temporada, lembram? Ele conta como foi que ele ficou com aquela aparência – as Crianças da Floresta o salvaram (pelo menos uma dentro, hein crianças!), contou que ele sabia do Corvo de Três Olhos e que foi assim que ele apareceu para ajudar Bran e Meera.

got_s06e05-benjen

Mais uma pausa rápida para lembrar um pouco da história de Game of Thrones. Benjen Stark é o irmão mais novo de Ned Stark. Ele foi para a Muralha há muito tempo, e apareceu na primeira temporada vindo buscar Jon para seguir os seus passos. Ele é visto pelos irmãos Stark como um herói, um homem que largou os confortos de ser de uma grande e tradicional família do Norte para defender a humanidade dos perigos do além da Muralha. Ele é a grande inspiração para Jon entrar para a Patrulha da Noite, o sonho de Jon era um dia ser igual ao seu tio Benjen. Ainda na primeira temporada ele some durante uma caçada aos White Walkers e nunca mais foi visto. Todos achavam que ele estava morto. Fim do momento “recordar é viver”.

Agora eles estão ali, pensando no que fazer da vida. Bran conseguiu um ótimo e confiável aliado, que sabe como lutar contra os zumbis. Mas sozinhos os três não tem chances. Que caminho será que eles tomarão? Será que voltarão para a Muralha? Será que teremos mais uma Stark family reunion? Tomara!

Notinhas

  • A espada de Randyll Tarly, Heartsbane, é uma das espadas memoráveis do universo de Game of Thrones. Ela é feita de aço valiriano, que é uma das poucas coisas capazes de matar um White Walker. A única espada desse tipo na muralha é a espada de Jon Snow, Longclaw. Isso provavelmente vai ser importante na próxima temporada, quando imagino que Sam deve voltar para a muralha.
  • E agora, Samwell? Para onde vamos? Na cidadela Gilly não pode entrar. Você vai voltar para a Muralha sem ter se tornado um Mestre? Ou vai pedir arrego em algum outro lugar? Sinceramente, não sei o que ele está pensando.
  • Que tal o discurso de Mace Tyrell? Super empolgante #sqn. Jaime teve que se segurar pra não cair na risada.
  • Como é que toda a Guarda Real está com Tommen e Jaime, o chefe deles, não sabe de nada? Nem mesmo o conselho ou a mão do Rei sabem que o rei, uma criança de uns 14 anos, anda passeando por aí e papeando com o High Sparrow, contra quem eles estão tramando uma guerra? É muito amadorismo para quem está jogando o jogo dos tronos.
  • E Margaery? Está realmente do lado do High Sparrow ou está somente jogando com Tommen e procurando uma forma de ter controle total sobre o garoto? Sua avó não pareceu muito confiante nisso.
  • Porque diabos Jaime vai participar da busca por Margaery e Loras? Não era para parecer apenas os Tyrell indo resgatar seus filhos dos fanáticos? Por que envolver o rei nisso tudo? Esses Lannisters, sem Tywin para cuidar das coisas, só fazem besteira. Agora Jaime foi extirpado do seu cargo de chefe da Guarda Real, seu tio Kevan virou um Mão do Rei decorativo de um moleque imberbe e Cersei não tem nada a fazer já que o High Sparrow está com tudo dominado.
  • Ver Loras destruído daquela forma parece ter sido demais para Margaery. Se fosse pra apostar, eu diria que ela está mesmo do lado do High Sparrow.

got_s06e05-macetyrell

  • Semana passada tirei um sarro da coroa de Euron Greyjoy, mas essa armadura do Mace Tyrell é qualquer coisa de ridícula, vamos combinar. Imagina um cara com uma armadura dessas num campo de batalha? O cara nem consegue se mexer! E ela brilha tanto que parece que está dizendo “Estou aqui, podem vir me acertar! Se não me enxergaram ainda basta procurar pelo penacho colorido em cima da minha cabeça”. Pobre Olenna que foi parir um bobalhão desses.
  • Quando Barristan Selmy foi destituído de seu posto chefe da Guarda Real por Joffrey, aquilo foi uma comoção, algo se não inédito, extremamente raro. Agora Tommen faz o mesmo com ninguém menos que seu próprio tio/pai e parece a coisa mais normal e esperada do mundo? Além disso, ainda dá ordens a ele para comandar um exército e montar um cerco em Riverrun… esquisito isso aí.
  • Sansa mandou Brienne para Riverrun avisar ao Blackfish que precisa de ajuda. Tommen mandou Jaime para Riverrun para derrotar o Blackfish. Veremos uma Jaime+Brienne reunion? Nada como uma velha paixão para esquecer o selvagem, não é Brienne? Seria muito legal se os dois se encontrassem pra colocar o papo em dia. Mas em lados opostos a coisa pode ficar feia.
  • No meio da conversa entre Dany e Daario, ficamos sabendo que ela precisa de cerca de mil barcos para levar todo mundo para Westeros. Era essa quantidade que Euron queria disponibilizar para ela. Será que vai dar certo?
  • Este foi o segundo episódio em que não temos notícias de Rickon. Será que ele está sendo bem tratado por Ramsay? #not
  • Ninguém morreu hoje! \o/
  • O desaparecimento de Benjen Stark era um dos grandes mistérios dos livros e foi muito legal ver que ele está razoavelmente vivo e que será um personagem importante daqui pra frente.

Deixe um comentário

Please use your real name instead of you company name or keyword spam.