A Maldição da Residência Hill

A Maldição da Residência Hill (The Haunting of Hill House) é uma série recém lançada no Netflix, baseada na obra homônima de Shirley Jackson, que nos apresenta a visão misteriosa, assustadora, problemática e até macabra do livro. Inclusive o mestre do terror, Stephen King, disse em seu twitter: “[…] Close to a work of genius, really. I think Shirley Jackson would approve, but who knows for sure. ” (é um trabalho quase de gênio, de verdade. Acho que Shirley Jackson aprovaria, mas nunca teremos certeza”). Mas porque quase uma obra de gênio? Ora, ora, essa é bem fácil. Jamais uma série ou um filme conseguirá passar para a televisão o que está representado nas páginas de um livro, pode chegar muito, muito perto, mas nunca será exatamente fiel. A experiência da leitura, como já comentei aqui diversas vezes, é sempre diferente da experiência do assistir. De certa forma assistir algo é passivo, enquanto ler é algo muito mais participativo, embora não pareça. Quando lemos, nosso cérebro faz as conexões, ele cria as imagens, nós sentimos aquilo que está sendo relatado de uma forma totalmente particular. Já quando assistimos, aquele sentimento é um pouco o reflexo do sentimento de quem dirigiu e atuou na cena. Enfim, voltando ao seriado, já deu pra perceber que é muito bom, né?

A história se passa alternando presente e passado de uma família. São cinco irmãos que carregam em suas vidas presentes os traumas do passado e tentam lutar para seguir adiante, porém a morte de um deles faz com que a família seja forçada a encarar de vez coisas que tentam encobrir. Diferente da maioria dos filmes e seriados sobre casas mal assombradas, onde o que encontraremos é o motivo da casa ser aterrorizada e que na maioria das vezes foi ocasionada por violência e mortes brutais no passado, na casa Hill é muito mais que isso. O mistério gira em torno da família Crain, das perdas, vergonhas, culpas, doenças mentais e até drogas, todos esses assuntos que compõe a trama envolvendo tão problemática família. Os fantasmas e sustos existem sim, mas eles acabam sendo o cenário que completa a trama de suspense e horror.

O diretor Mike Flanagan (Gerald’s Game e Hush) traz uma atmosfera sufocante, nostálgica e com personagens complexos e ele faz isso de forma brilhante no desenvolvimento das sub tramas pessoais, fazendo com que o público mergulhe nos medos, inseguranças, tristezas, paranóias e segredos de cada personagem.

Se já leu o livro e viu a série, compartilhe com a gente suas impressões e críticas. Se viu só a série, compartilhe também 😉

2 Responses to A Maldição da Residência Hill

  1. Pingback: Leandro

Deixe um comentário

Please use your real name instead of you company name or keyword spam.