The Motive – El Autor

Álvaro possui uma obsessão: escrever um livro conceituado e se tornar um escritor respeitado e pra isso ele faz um curso noturno voltado para área da escrita e durante o dia trabalha em um cartório. Sua esposa acabou de escrever um livro que se tornou um best-seller e com isso veio a fama e nesse momento o casamento de Álvaro se desfaz. Derrotado pessoalmente e profissionalmente ele leva um chacoalhão de seu professor do curso de escrita e acaba encontrando na vida das outras pessoas a inspiração que lhe faltava. Porém ele acaba se envolvendo demais, gostando demais dessa nova fase e começa a interferir na vida de seus novos vizinhos para “satisfazer” sua história. Se nem nossas vidas conseguimos controlar totalmente, imagine controlar a vida alheia.

O filme é bastante lento, mas consegue prender bem a atenção. A história que inicialmente parece desinteressante começa a melhorar de acordo com a evolução do envolvimento do personagem. A vida alheia realmente gera curiosidade, todos gostam de saber o que o vizinho faz, com quem faz e como faz, só observarmos as redes sociais, o engajamento e o interesse com famosos e até mesmo completos estranhos, basta algum ponto de interesse para aguçar o interesse por aquela pessoa. Porém limites existem e eles, algumas vezes ao serem ultrapassados podem ser extremamente perigosos. E é o caso do nosso querido e aparentemente pacato Álvaro. O interesse e a satisfação que a vida daqueles que estavam ao seu redor gerou nele fez com que ele passasse a viver uma vida ilusória e perigosamente brincar com a vida dos outros para satisfazer a sua.

El Autor é um filme espanhol mas muitas vezes se assemelha a alguns filmes nacionais, pela forma como é filmado, pelas atuações e até mesmo pela ambientação que nos remete indiretamente a nossa cultura. O filme é uma tragicomédia, mistura bem os elementos dramáticos com o cómico, sem exagerar demais em nenhum deles. Se você espera ação, definitivamente não é o filme recomendado, mas para quem gosta de algo mais lento, que envolve aos poucos, vai fundo. Só cuidado para não se envolver demais 😉

*Disponível no Netflix


Notinhas

  • Aviso aos pudicos – o filme contém palavrão e nudez;
  • Apesar do toque cômico é fácil perceber a crítica à realidade. Filme cabeça sem ser piegas.

Deixe um comentário

Please use your real name instead of you company name or keyword spam.