Requiem for a Dream. Sonho ou pesadelo?

Requiem for a Dream é um filme de drama, cujo roteiro é uma adaptação de um livro de mesmo nome escrito por Hubert Selby Jr. e publicado em 1978. A história do filme gira em torno de quatro personagens: Harry, sua mãe Sara, sua namorada Marion e seu amigo Tyrone. Harry e sua namorada querem abrir uma loja de roupas, sua mãe sonha em aparecer na tv e para isso ela precisa emagrecer e estar linda assim como era em sua mocidade; e seu amigo gostaria de deixar sua mãe orgulhosa, mostrando que saiu das ruas e venceu na vida. No entanto é justamente a busca desses sonhos que fazem suas vidas se tornarem um verdadeiro pesadelo, quando eles perdem a noção das consequências em busca de realizarem seus desejos. Harry, Marion e Tyrone se viciam em heroína e Sara em anfetamina. As drogas que inicialmente lhes dão mais esperanças os levam para o mais profundo abismo.

De forma nua e crua você acompanha inerte a toda decadência dos personagens e sabe que mesmo que se estivesse ali dentro daquela realidade, pouco conseguiria fazer, porque é assim que a vida segue diariamente. Todos os dias vemos pessoas se afundarem em remédios, álcool e drogas e pouco conseguimos fazer por elas. O filme é um tapa na cara, daqueles que quando acaba você fica se perguntando, até quando? Não, o assunto não é novidade, mas o filme o aborda de forma simples e talvez seja exatamente por isso que ele toca na ferida, pois ele não mascara nada, ele simplesmente te entrega o problema numa bandeja e te faz raciocinar.

A interpretação do elenco é excelente, te leva para aquele universo junto com eles e parece que tudo aquilo está realmente acontecendo e você está vendo pessoas em seu dia a dia e não atores encenando. O filme mostra que nem sempre é necessário um grande orçamento, um time de super estrelas e grandes efeitos especiais para impressionar. E que muitas vezes a realidade é mais do que suficiente.

Se você ainda não assistiu, assista e sinta 😉

Notinhas:

A atriz Ellen Burstyn está excelente nesse filme, sua atuação é algo de deixar qualquer um sem palavras, merecia sem pestanejar um Oscar;

As cenas são fortes, mas de uma simplicidade perfeita absurda.

Ficha Técnica:

Direção: Darren Aronofsky

Produção: Eric Watson, Palmer West

Escrito por: Hubert Selby Jr. (baseado em seu livro), Hubert Selby Jr.

Elenco: Ellen BurstynJared LetoJennifer ConnellyMarlon Wayans

País/Ano: Estados Unidos, 2000

Deixe um comentário

Please use your real name instead of you company name or keyword spam.