Ikiru – Uma lição de vida


Ikiru (Viver)

Direção: Akira Kurosawa

Produção: Sojiro Motoki

Escrito por: Shinobu HashimotoAkira Kurosawa, Hideo Oguni

Estrelado por: Takashi Shimura

País/ano: Japão, 1952

Gênero: Drama

Kenji Watanabe é um burocrata, que apenas cumpre seu dever como chefe do Departamento Público. Ninguém lá resolve os problemas de ninguém, eles apenas ficam jogando as pessoas de um setor para o outro e assim seguem dia após dia.

Após 30 anos de serviços prestados o Sr. Watanabe descobre que possui câncer de estômago e só lhe resta entre 6 a 12 meses de vida. É nesse momento que ele percebe que está só. É apenas um velho viúvo, ninguém se importa com ele, nem mesmo seu filho e muito menos sua nora.

A partir daí Kenji começa a se questionar: Viver preso na burocracia, sem nunca ter feito nada para modificar alguma coisa, isso é viver?

Ele resolve pegar uma boa quantia de dinheiro no banco e sair sem rumo. Num bar ele conhece um novelista e então eles resolvem sair para curtir a noite. Após um curto período vivendo assim, ele ainda se sente vazio, solitário. É então que encontra uma jovem colega de trabalho e nessa nova amizade Kenji encontra o que buscava. Um último gesto, algo que faça diferença e pelo qual tenha valido a pena viver.

O filme apesar de longo e um pouco cansativo, é uma lição de vida. Nos faz refletir sobre o significado de muitas coisas, sobre os caminhos que tomamos e sobre a forma como conduzimos nossa vida.

A temática do filme além de belíssima é atemporal. Realmente toca o coração.

Algumas frases do filme:

“Só vemos a beleza da vida, quando estamos para morrer”

“Antes você era um escravo e agora vira mestre da sua própria vida”

Deixe um comentário

Please use your real name instead of you company name or keyword spam.