Audition – Terror Japonês

Audition

Direção:  Takashi Miike

Produção: Satoshi Fukushima

Escrito por: Ryu MurakamiDaisuke Tengan

Elenco: Ryo IshibashiEihi Shiina

País/Ano: Japão, 1999

Após alguns anos da morte de sua esposa, o executivo Aoyama resolve ceder aos pedidos de seu jovem filho e arrumar uma nova esposa. Ele conversa com um amigo e conta seu desejo. O mesmo é produtor e diretor de cinema e resolve ajudá-lo. Yoshikawa decide fazer uma audição para um suposto filme, assim o amigo pode conhecer as garotas e escolher entre uma delas.

Só de ler as fichas, Aoyama já se interessa por uma das jovens. Ao conhecer a garota pessoalmente ele se encanta e resolver chamá-la pra sair. Asami tem apenas 24 anos, tem a fala mansa e é bastante reservada. Talvez mais reservada que o normal e algum mistério cerca a garota.

O viúvo sente uma vontade enorme de ligar para a jovem, mas tenta resistir. Sem conseguir, ele pega o telefone e liga. Do outro lado, Asami está aguardando. No entanto, ela se encontra em uma casa vazia, obscura, onde só tem um telefone um enorme saco.

O primeiro encontro está marcado e também o início de uma trama misteriosa, confusa e bizarra.

Os primeiros 60 minutos de filme são bem parados, mas isso aumenta ainda mais o mistério em torno da história. A ação começa mesmo após a primeira transa do casal. A partir daí a história começa a revelar aos poucos seus mistérios levando a um final de beleza e tortura.

Confesso que esperava um pouco mais do filme. Não que eu tenha achado o filme ruim, mas a sensação que tive foi que o tempo despendido para criar o romance foi muito grande e a explicação do mistério acabou sendo corrida.

Apesar de algumas cenas de tortura, não é um filme muito forte ou que choque. Vale a pena para os fãs de terror que querem fugir um pouco dos tradicionais filmes hollywodianos.

Notas:

Primeiro filme japonês que assisto que foge um pouco do tradicional jantar/almoço a base de peixe ou macarrão, todos comendo com hashi e bebendo saquê . As cenas que mostram eles comendo, geralmente o alimento é carne (com garfo e faca) e bebendo cerveja.

Na cena que mostra ele no engarrafamento, ele está dirigindo um Nissan e o rádio do carro era touchscreen. Não podemos esquecer que o filme é de 1999.

A mistura do certinho com o excêntrico dos japoneses é uma coisa sensacional. Atenção ao casaco vermelho todo cheio de plumas que a Asami usa no segundo encontro.

E a frase que mais me marcou no filme foi: “A falta de confiança traz infelicidade”. Vale a pena refletir.


Deixe um comentário

Please use your real name instead of you company name or keyword spam.